Programa de Inovação Entre Bondinho e MSW Capital Impulsiona Startups do Setor Turístico
O programa de inovação 110 Ventures, criado pela Iter, holding que administra o Parque Bondinho Pão de Açúcar, em colaboração com a MSW Capital, está oficialmente em andamento. Após uma análise cuidadosa das inscrições de 28 startups, as empresas selecionaram as quatro que terão a oportunidade de participar do programa.
A escolha das empresas aconteceu após um evento eliminatório realizado no Anfiteatro do Morro da Urca, no Parque Bondinho, marcando a última etapa do processo seletivo. Na ocasião, as oito empresas finalistas apresentaram seus discursos para a seleção das ganhadoras.
"A inovação faz parte do DNA do Parque Bondinho Pão de Açúcar, que há 110 anos investe em iniciativas pioneiras nas áreas de turismo, entretenimento, sustentabilidade e mídia. Com o lançamento do 110 Ventures, em parceria com a MSW, continuamos essa trajetória inovadora, estimulando o surgimento de novas ideias para o setor, contribuindo para o crescimento do turismo na nossa cidade", destaca Sandro Fernandes, CEO do Grupo Iter e do Parque Bondinho Pão de Açúcar.
Como critérios de seleção inicial, a Iter e a MSW consideraram se as startups eram negócios inovadores de base tecnológica, se tinham, no mínimo, dois fundadores dedicados e se suas soluções já estavam sendo utilizadas por clientes. Das 28 empresas inscritas, apenas oito seguiram para a etapa final de apresentação das defesas.
As quatro startups escolhidas para participar do programa são Kampin, mymento, Pinguim e UPVOI. Elas terão acesso a espaço de coworking no Parque Bondinho Pão de Açúcar, participarão de workshops estratégicos, realizarão POCs (Provas de Conceito) e poderão utilizar a base de visitantes do parque para aplicar ou desenvolver soluções.
"Estamos muito felizes de participar da gestão do 110 Ventures, de fazer parte da trajetória de inovação e excelência de serviços de turismo do Parque Bondinho. Estamos animados, principalmente, de poder levar essa experiência para startups inovadoras que começam sua jornada em negócios de Turismo, onde o Brasil tem certamente a maior vocação do mundo", afirma Moises Swirski, sócio fundador da MSW Capital.
O 110 Ventures terá uma duração de três meses, durante os quais as startups receberão mentoria de executivos do Parque Bondinho e da MSW, além da possibilidade de investimento ao final do período de aceleração. Cada empresa terá um Plano de Impulso do Programa, visando o desenvolvimento do negócio da startup e fortalecendo a atuação do Parque Bondinho e da Iter por meio da Inovação Aberta.
A banca julgadora contou com a participação de Ana Lucia Selvatici, CMO do Grupo Iter; Analu Fiuza, diretora de Gente e Gestão do Parque Bondinho Pão de Açúcar; Pedro Leite de Castro, acionista do Grupo Iter; e Aldair Machado, diretor-executivo e Conselheiro no Grupo Lugano.
Gostou desse conteúdo? Continue nos acompanhando em nosso site!
Fonte: Bússola - Exame