Marketplace vs. Loja Própria Online: entenda as diferenças e escolha a melhor opção para o seu Atrativo Turístico
De acordo com o estudo publicado pelo site E-commerce Brasil, o comércio eletrônico faz parte do processo de tomada de decisão de compras dos consumidores e oferece muitas vantagens em termos de alcance, personalização e adaptação ao comportamento de compra atual dos consumidores. Veja o artigo completo do E-commerce Brasil.
Dentre as inúmeras vantagens de ter um comércio eletrônico destacamos a capacidade de alcançar uma ampla audiência de clientes, a atuação 24/7 e a quebra de barreiras geográficas. Isso permite expandir o alcance do negócio, aumentar as vendas e oferecer conveniência aos clientes. E essa estratégia de vendas também se aplica às empresas de atrativos e passeios turísticos. Saiba mais sobre loja online para o setor de turismo clicando aqui.
E se você está pensando em iniciar uma empresas de turismo receptivo online ou expandir sua presença digital, provavelmente já se deparou com o termo "marketplace". Este modelo de comércio eletrônico tem ganhado cada vez mais popularidade nos últimos anos, competindo com as tradicionais lojas online. Mas afinal, qual é a diferença entre um marketplace e uma loja própria online? Vamos explorar isso a seguir.
O que é um Marketplace?
Um marketplace é um ambiente virtual onde diferentes vendedores podem oferecer seus produtos ou serviços em uma plataforma unificada. É como um shopping virtual, onde os consumidores podem encontrar uma ampla variedade de produtos de diversos vendedores em um único local. Os marketplaces geralmente gerenciam transações, pagamentos e logística, proporcionando uma experiência de compra conveniente aos clientes.
Vantagens de um Marketplace:
- Variedade de Produto: Os consumidores têm acesso a uma ampla gama de produtos de diferentes vendedores, tudo em um único site. Em alguns casos, sem a possibilidade de segmentação de produtos e serviços.
- Visibilidade Instantânea: Ao entrar em um marketplace consolidado, os vendedores têm acesso a uma grande base de clientes, o que pode resultar em uma maior visibilidade da marca.
- Gestão Simplificada: O marketplace cuida de aspectos operacionais, como processamento de pagamentos, logística e atendimento ao cliente, liberando os vendedores para focar na qualidade dos produtos e no atendimento.
O que é uma Loja Própria Online?
Uma loja própria online é uma plataforma de e-commerce dedicada a um único vendedor ou marca. O proprietário da loja é responsável por todo o processo, desde o desenvolvimento do site até a gestão de estoque, processamento de pagamentos e envio dos produtos aos clientes. Existem no mercado plataformas como a da mymento que oferece um sistema completo para o gestão de reservas e construção de uma loja online.
Vantagens de uma Loja Própria Online:
- Controle Total: O proprietário tem controle total sobre a aparência, funcionalidades e operações da loja, permitindo personalização de acordo com sua marca e estratégia.
- Relacionamento Direto com o Cliente: A loja própria possibilita estabelecer uma conexão mais direta e personalizada com os clientes, podendo implementar estratégias de fidelização, que, para o setor de atrativos turísticos é fundamental.
- Flexibilidade de Preços e Promoções: O proprietário pode ajustar preços e criar promoções de acordo com sua estratégia de negócio, sem depender de políticas do marketplace.
Quais são as principais diferenças entre o marketplace e a loja online?
- Propriedade e Controle: A principal diferença entre um marketplace e uma loja online própria é a propriedade e o controle. Em uma loja própria, o proprietário tem total controle sobre a experiência do cliente, desde a aparência do site até as políticas de preços e atendimento ao cliente. Em um marketplace, o vendedor abre mão de parte desse controle em troca da visibilidade oferecida pela plataforma.
- Custos e Comissões: Nos marketplaces, os vendedores geralmente pagam comissões pelas vendas realizadas na plataforma, além de taxas de listagem. Em uma loja própria, os custos podem ser mais previsíveis e as taxas com um custo-benefício melhor.
- Valor de Marca (brand equity): Ter uma loja online própria permite que o proprietário construa sua marca de forma mais direta e mantenha um relacionamento mais próximo com os clientes. Em um marketplace, a marca do vendedor é frequentemente ofuscada pela marca da própria plataforma.
- Flexibilidade: Uma loja online própria oferece mais flexibilidade em termos de personalização e inovação. Os proprietários podem experimentar diferentes recursos, designs e estratégias de vendas de acordo com suas necessidades e preferências.
- Visibilidade e Tráfego: Os marketplaces geralmente atraem grandes quantidades de tráfego, o que pode ser uma vantagem significativa para os vendedores. Eles não precisam se preocupar tanto com estratégias de marketing para atrair clientes, pois o marketplace já fornece esse público. Em contraste, em uma loja online própria, o vendedor precisa investir em marketing e SEO para atrair visitantes. E com a integração exclusiva da mymento com o Google você pode alcançar uma visibilidade melhor e aumentar o tráfego para o seu site. Veja mais sobre essa integração clicando aqui.
Como funciona na mymento?
A mymento oferece uma plataforma completa e direcionada a sua empresa de atrativos e passeios turísticos. Em nossa solução oferecemos um sistema de gestão de atividades e reservas, transações financeiras online e offline e um criador de site completo com inteligência artificial para te ajudar no desenvolvimento de conteúdo sobre o seu negócio.
Optamos por oferecer uma plataforma voltada para o desenvolvimento de loja própria online, porque o nosso principal objetivo é levar qualidade e inovação com uma tecnologia de ponta para as empresas no turismo receptivo.
E qual é a melhor escolha?
A escolha entre um marketplace ou uma loja própria online depende de vários fatores, incluindo o tipo de produto ou serviço que você oferece, o tamanho do seu negócio, das suas metas estabelecidas, seus recursos financeiros e sua estratégia de marketing.
Muitas empresas preferem o controle total sobre sua marca, relacionamento direto com os clientes e flexibilidade operacional, que uma loja própria online oferece. Por outro lado, outras preferem os marketplaces devido à visibilidade imediata e ao acesso a um grande público. Independentemente da escolha, ambas as opções têm seu lugar no mundo do comércio eletrônico.
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Muitos empreendedores bem-sucedidos exploram uma combinação de ambas para obter o máximo de sua presença online. Ou seja, utilizando uma estratégia híbrida, as empresas usam tanto um marketplace quanto uma loja própria para alcançar diferentes frentes de mercado.
Para refletir
Em última análise, não existe uma única resposta para essa questão, e a escolha depende das necessidades e objetivos específicos de cada negócio. O importante é entender as diferenças entre os dois modelos e escolher o que melhor se alinha com a estratégia de negócios. Conte com a mymento para criar a sua loja própria online e aproveite todos os recursos disponíveis. Crie sua conta free e experimente hoje mesmo.
Este artigo foi escrito em 21/09/2023. Devido à dinâmica do mundo digital e da nossa empresa, algumas informações, promoções ou outros detalhes informados podem ter perdido a atualidade desde então. Em caso de dúvidas, entre em contato com o nosso suporte.