escrito por Johannes Noebels, atualizado 17/11/2021

Como usar a jornada de compra do cliente a favor do seu negócio


Em nossos dias, não há como negar que o nosso mundo continua se transformando e evoluindo constantemente, e, consequentemente, a forma de consumir também!


Para que você possa compreender as formas de otimizar o seu processo de vendas para atrair mais clientes e satisfazer cada vez mais aqueles que já são fiéis à sua empresa, você precisa primeiro conhecer um pouco mais sobre o trajeto que essas pessoas percorrem para chegar até você.


O que chamamos de “a jornada de compra de um consumidor” geralmente passa por 5 principais etapas:


1- Sonho

Essa é a etapa interna, que nasce lá na alma e se manifesta em um desejo de viajar, passear e viver novas experiências. O indivíduo passa a pensar cada vez mais nisso até que a vontade se desloca para o campo da ação.


2- Planejamento

Nesse momento, o desejo ganha forma e iniciam-se os planos, para que o cliente pense sobre o que deseja fazer e como irá viabilizar tudo isso.


3- Escolha

Essa é a etapa mais significativa para você, pois nela, o cliente passa a pesquisar e buscar entender qual empresa passa maior segurança e apresenta de fato diferenciais que ajudarão a tornar essa experiência tão desejada por ele em algo ainda mais inesquecível. Afinal, a última coisa que ele deseja é ter imprevistos, então, ele precisa sentir que sua empresa vai verdadeiramente entregar o que promete. 


Para estar bem preparado para esse momento, saiba que informações claras e transparentes são muito importantes. Além disso, relatos e depoimentos de outros clientes que já vivenciaram uma experiência através dos seus serviços ajudam muito a construir essa prova social de credibilidade e confiança.


4- Contato

Depois de pesquisar, analisar e comparar as opções de empresas, o cliente escolherá a que mais lhe chamou atenção para tirar dúvidas frequentes e solicitar possíveis esclarecimentos. 


5- Compra

Só então, depois de ter seus questionamentos respondidos e se sentir seguro com os serviços oferecidos, ele efetuará a reserva e o pagamento online via cartão de crédito ou PIX, consumando a jornada da compra. 



Você percebe como cada uma dessas etapas é importante e está sempre interligada com as demais? Pois é! Mas sabe o que é ainda mais interessante? Segundo estudos recentes do SPC, 74% dos compradores executam uma ou mais dessas etapas pelo celular!


Isso demonstra como cada dia mais a presença online tem reafirmado a sua importância e dominado o mercado em diversas áreas! A realidade é que seu consumidor - assim como todos nós, participantes da geração fast food - quer a maior agilidade possível em todos os processos, e quanto mais simplificada e conectada for a entrega desses passos, maiores serão as chances de ele escolher a sua empresa e adquirir os seus serviços!


Por isso, está na hora de usar a internet e a jornada de compra dos consumidores ao seu favor! Invista em uma plataforma online que garanta que as pessoas se lembrem da sua empresa desde a etapa do sonho até o momento da realização! 


Utilizando o sistema da mymento e todas as suas ferramentas intencionalmente desenvolvidas para esse meio, você pode despertar o desejo dos seus clientes, ajudá-los com as melhores soluções para os detalhes de planejamento, demonstrar que a sua empresa é a escolha ideal apresentando todos os recursos à disposição, agilizar o contato e as respostas para cada dúvida, e, ainda, facilitar todo o  processo de compra, de forma rápida e automatizada!

Seja a resposta que o seu cliente precisa antes mesmo dele fazer a pergunta! Entre em nosso site, conheça o sistema mymento e se prepare pra ver o seu negócio decolar! 🚀