Base de conhecimento

Encontre respostas, tutoriais e guias práticos para aproveitar todos os recursos do sistema de reservas da mymento.

Utilizar o chatbot inteligente da mymento pelo WhatsApp

O chatbot inteligente da mymento pode ser facilmente integrado ao WhatsApp, permitindo que seus clientes conversem com sua empresa de forma automatizada e natural pelo WhatsApp.

Existem duas formas de conectar o WhatsApp ao chatbot:

  1. Usar o mesmo número do seu WhatsApp Business App atual
  2. Usar um novo número exclusivo para o chatbot
A seguir explicamos as diferenças entre as duas opções e o passo a passo de configuração.


1) Usar o mesmo número que você já utiliza no WhatsApp Business App (também conhecido como “coexistência”)

Essa é a opção mais utilizada, pois é simples de configurar e permite que você continue usando o aplicativo do WhatsApp normalmente.
O chatbot responderá automaticamente às mensagens recebidas, e todas as conversas ficarão espelhadas no seu WhatsApp - o que facilita o acompanhamento em tempo real.

Se quiser interromper a automação em algum momento, basta responder normalmente no seu WhatsApp: o chatbot será automaticamente pausado, e você assume o atendimento.

Importante: ao usar o mesmo número do seu WhatsApp Business, algumas funções ficam desativadas pelo próprio WhatsApp, como:

  • Edição de mensagens enviadas
  • Envio de mensagens de visualização única
Como conectar:

  1. Acesse o painel da mymento em https://admin.mymento.com.br/account/chatbot
  2. Vá até a aba “WhatsApp”
  3. Clique em “Conectar WhatsApp”
  4. Na janela que abrir, selecione o perfil da sua empresa (portfólio empresarial)
  5. Em seguida, escolha “Conectar um app do WhatsApp Business”
  6. Siga o passo a passo de autorização até o final

Continue na seção "Finalizando a configuração".


2) Usar um novo número exclusivo para o chatbot

Se preferir manter o seu WhatsApp Business atual apenas para uso humano, você pode criar uma nova conta de WhatsApp Business com um número exclusivo para o chatbot.

Para isso, basta ter um número (fixo ou chip) que ainda não esteja vinculado ao WhatsApp. Esse número receberá um código de verificação por SMS ou ligação apenas uma vez. Depois disso, o chip pode ser guardado - ele não precisa permanecer em um celular.

Com essa opção, o chatbot funcionará de forma totalmente autônoma, mas você ainda poderá acompanhar e interagir manualmente com as conversas através do painel da mymento, na área de Relatórios de atendimentos: https://admin.mymento.com.br/chat_sessions

Como configurar:

  1. Acesse https://admin.mymento.com.br/account/chatbot
  2. Vá até a aba “WhatsApp”
  3. Clique em “Conectar WhatsApp”
  4. Escolha o perfil da sua empresa
  5. Selecione “Criar uma conta do WhatsApp Business”
  6. Siga o passo a passo para registrar o novo número

Continue na seção "Finalizando a configuração".


Finalizando a configuração:

Após concluir a autorização na janela do Facebook, aguarde alguns segundos até que a tela da mymento recarregue.
Em seguida, volte à aba “WhatsApp” e verifique o status da conexão - o número deve aparecer com o status “Aprovado”. Agora você qualquer pessoa pode iniciar uma conversa e o seu chatbot irá responder. Se você quiser atualizar o ícone do WhatsApp no seu site para que direcione as conversas ao chatbot, acesse a aba “Configurações” no painel da mymento e, no campo “Canal”, selecione “WhatsApp”.

Se o status não aparecer como aprovado, verifique se as informações da sua empresa estão completas no Facebook Business: https://business.facebook.com/latest/settings/business_info

Certifique-se de preencher ao menos:

  • Nome da empresa
  • Endereço
  • Telefone
  • Site
Depois, volte à mymento e clique em “Atualizar status”.

Para alterar a foto do perfil, nome, site ou outras informações da conta do WhatsApp, acesse diretamente as configurações no Facebook Business: https://business.facebook.com/latest/whatsapp_manager/phone_numbers